Postagens populares

quinta-feira, 16 de junho de 2016

MP recomenda extinção de grupo de agentes socioeducativos em Alagoas

MP recomenda extinção de grupo de agentes socioeducativos em Alagoas
Órgão recebeu denúncias de abusos contra adolescentes e jovens internos. Segundo a promotoria, eles utilizam armas brancas de maneira ostentativa.
Do G1 AL
O Ministério Público do Estado deAlagoas (MP-AL) recomendou ao secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, a extinção imediata do Grupamento Operacional de Agentes Socioeducativos (Goase). O pedido foi feito após denúncias contra o grupo, que apontam abusos contra os internos.
Segundo o promotor de Justiça Humberto Pimentel, a atuação do grupo não foi digna com os socioeducandos.

“O Goase adotou rotinas que, mesmo no sistema prisional, são ofensivas à dignidade do ser humano. As unidades de internação de adolescentes e jovens adultos privados de liberdade devem se parecer com escolas ou colégios internos, não com presídios”, explicou Humberto Pimentel.

Ainda de acordo com o MPE, os integrantes do Goase utilizam roupas camufladas e portam armas brancas de maneira ostentativa. Também existem relatos que alguns dos indivíduos participantes do grupamento portam armas de fogo, mas essa informação não foi constatada pela promotoria.

O Ministério também recomendou o remanejamento interno do grupo e a adoção de medidas que garantam que o Goase não seja substituído por outro com nome distinto e que seu modo operacional não seja adotado por qualquer outro agente público.

O Inquérito Civil em que o grupamento estava sendo investigado foi instaurado no dia 31 de maio, com intuito de apurar suposta ocorrência de danos morais coletivos contra os internos. Este, foi realizado pela 12ª Promotoria de Justiça da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário