450 celulares são apreendidos dentro de presídio durante vistoria
Há casos de detentos que usaram celulares para compartilhar vídeos e fotos de festas nos presídios e para aplicar golpes por telefone
Vistoria apreendeu celulares, drogas e carregadores. (Foto: Divulgação/Sejus)
Uma vistoria realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) apreendeu 450 celulares na unidade prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1), em Itaitinga. Além dos aparelhos de comunicação, foram apreendidos três quilos de droga e carregadores de celular.
O trabalho de varredura no complexo prisional é feito desde a segunda-feira (11) pelos agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar. O total de objetos apreendidos deve ser maior do que já sinalizado pela Sejus, pois a vistoria continua nesta terça-feira (12).
Há um mês, o
Tribuna do Cearádenunciou o
uso de aparelhos celulares dentro de unidades prisionais do Ceará. Um vídeo compartilhados nas redes sociais mostrava presidiários da Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, conhecida como “Carrapicho”, no município de Caucaia, fazendo festa e tirando “selfies” dentro de celas do presídio.
Dois dias depois, um novo vídeo foi divulgado, mostrando presidiários usando álcool e drogas e
dançando ao som da música “Camarote” do cantor de forró Wesley Safadão. Também já houve denúncias sobre golpes aplicados por telefone a partir de ligações dentro dos presídios.
Legislação
Conforme a legislação, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico em unidades prisionais é crime, sujeito a pena que varia entre três meses e um ano de detenção. Mesmo sendo contra as normas, é constante o uso de celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário