Postagens populares

terça-feira, 25 de julho de 2017

Presos ateiam fogo em colchões e provocam incêndio em CDP de Pinheiros

Gabriela Biló/Estadão

Gabriela Biló/Estadão








Presos ateiam fogo em colchões e provocam incêndio em CDP de Pinheiros

Grupo de Intervenção Rápida foi acionado para conter ato de indisciplina; feridos foram atendidos dentro da unidade







Felipe Cordeiro e Felipe Resk, O Estado de S.Paulo
24 Julho 2017 | 13h18
Atualizado 24 Julho 2017 | 18h07
SÃO PAULO - Presos se envolveram em um ato de indisciplina, atearam fogo em colchões e provocaram incêndio no Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), não houve reféns nem feridos gravemente. 


Presos ateiam fogo em colchões e provocam incêndio em CDP de Pinheiros
CDP de Pinheiros. Homens do Corpo de Bombeiros contiveram as chamas Foto: Gabriela Biló/Estadão
A SAP informou, em nota, que o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado e entrou na unidade para restabelecer a ordem na unidade localizada na Marginal do Pinheiros, próximo ao cruzamento com a Marginal do Tietê. Os presos, de acordo com a SAP, abriram um buraco entre os pavilhões I e IV.
Os presos que tiveram ferimentos leves foram atendidos por médico na enfermaria da própria unidade. Não houve necessidade de remoção externa, ainda de acordo com a pasta, que investiga o motivo da rebelião. 
GIR permanecia na unidade no início da noite desta segunda. O CDP de Pinheiros receberia nesta segunda 13 presos que vinham de delegacias de polícia, mas, por cauda da manifestação, estes detentos foram remanejados para outras unidades prisionais. 
O CDP de Pinheiros instaurou um procedimento para apurar o caso, que também será investigado pela Corregedoria Administrativa da SAP. Segundo a pasta, a unidade "opera dentro dos padrões de segurança e disciplina". 
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que as informações sobre a ocorrência ficarão concentradas na SAP.



Media Quality
Mobile Preset
360P
Presos ateiam fogo em colchões e provocam incêndio em CDP de Pinheiros

Famílias

Cerca de 100 familiares de detentos fazem vigília do lado de fora do CDP de Pinheiros e cobram explicações sobre o ocorrido. Eles também reclamam que os jumbos, como são chamadas as entregas de comidas e itens de higiene aos presos, foram devolvidos.
A desempregada Eugênia de Oliveira, de 52 anos, disse que não tem notícias do filho de 19 anos, preso em flagrante por tráfico de drogas, desde que foi detido, há sete meses. "Cheguei aqui e vi aquele fogo subindo", afirmou, aos prantos.

Presos ateiam fogo em colchões e provocam incêndio em CDP de Pinheiros
'Essa é a moeda de troca deles', diz Maria Sueli Barbosa Oliveira, mãe de homem de 32 anos, preso em Pinheiros Foto: Felipe Resk/Estadão
"Não consigo ver meu filho, vim aqui para tentar fazer a carteirinha de visita e não consigo", declarou Eugênia. Segundo diz, ela tem enfrentado dificuldade para ter a entrada de visita liberada no CDP, porque tem passagem na polícia e ficou presa de por 6,5 anos por tráfico. "Meu filho está sem jumbo, sem nada, porque não me deixam entrar", disse. "Faz 10 meses que eu não devo nada pra Justiça."
Já a cozinheira Ivone Félix, de 42 anos, disse que o motim estava previsto "pelas condições da unidade". "Está horrível, superlotado, só na cela do meu filho são 32. A comida é azeda, tratam mal os familiares nas visitas", afirmou. "Vi o fogo na televisão e corri para cá."

Familias de detentos bloqueiam via local da Marginal Pinheiros
Famílias de detentos bloqueiam via local da Marginal Pinheiros Foto: Felipe Resk|Estadão
O filho de Ivone, um jovem de 21 anos preso por tráfico, está há dois meses em Pinheiros. "Eles estão presos porque erraram, mas não têm de passar por isso. Não estão pagando já?"
Por causa da ocorrência, um trecho da Marginal do Pinheiros chegou a ser bloqueado duas vezes, uma no início da tarde e outra por votla das 17h. Uma ambulância também saiu da unidade prisional, mas a SAF informou não haver feridos.

Às 16 horas, policiais militares da Força Tática também entraram no presídio, mas ficaram na área externa.

terça-feira, 18 de julho de 2017

MOBILIZAÇÃO NA ALMG , LEI ORGÂNICA JÁ

Lei orgânica ja!

Convidamos a todos os agentes penitenciários do estado de MG para participar de uma mega mobilização em prol da lei orgânica da categoria que está parada na assembleia legislativa.

Uma classe com mais de 18000 servidores, sem lei orgânica, sem uma diretriz é como um barco a deriva.

A lei orgânica é imprescindível para a classe, é o seu eixo estruturante.

O sistema prisional faz parte do tripé da segurança pública do estado.

Policia Militar, como função ostensiva, Polícia civil, como polícia judiciária e cumprimento de mandados e por fim, o sistema prisional como Polícia de custódia.

Nesse sentido, precisamos urgente de uma legislação que estruture a classe, pois somos força de segurança importantíssima para o estado.

Forme caravanas em sua cidade e compareça para que juntos possamos lutar pela nossa classe.

Dia 1 de agosto, início dos trabalhos na assembleia legislativa.

Horário: 9:30 da manhã.

Local: Assembleia legislativa, Rua rodrigues caldas 30, Santo agostinho.

Convidamos a todos sem falta. conto com sua presença.

    Edivaldo Machado

sábado, 15 de julho de 2017

Competições celebram o Dia Estadual do Agente Penitenciário




Segurança

Competições celebram o Dia Estadual do Agente Penitenciário


 Marcelo Torres 
 14.07.2017  16:21
Várias competições, entre natação, corrida, resistência, tiro ao alvo e futebol, foram realizadas envolvendo os profissionais da área (Foto: Angela Peres/Secon)
O presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, teve uma atividade diferente do que é de costume, pois a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen-AC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou uma séria de atividades no complexo.
As atividades são comemorativas e lembram o Dia Estadual do Agente Penitenciário, celebrado em 10 de junho.  Uma extensa competição ocorreu durante todo o dia desta sexta-feira, 14, quando os profissionais puderam realizar provas de corrida, natação, resistência e tiro ao alvo.
A escolha do local das competições se deu por conta do agente penitenciário vivenciar naquele espaço uma rotina do sistema prisional, pois a ideia era levar entretenimento aos profissionais que ali trabalham.
“Esses trabalhadores puderam realizar uma atividade de entretenimento. O ambiente carcerário é muito tenso e estressante, podemos proporcionar esse momento de alegria, parceria e descontração entre os colegas que dia após dia lidão com essa profissão de risco”, enfatizou o presidente da Asspen, José Janes.
De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, as comemorações não foram realizadas na data alusiva, pois não era o momento adequado para realização das competições.
“Parabenizo a todos os profissionais agentes penitenciários, pois são guerreiros que gerem o sistema carcerário do nosso estado.”

Competições

Agentes da capital e do interior participaram da corrida em torno do presídio que corresponde a um percurso de 300 metros, realizaram uma prova de natação no lago em frente à FOC, além uma outra corrida com saco de areia de 60 kg e tiro ao alvo.
No período da tarde foi realizado um campeonato de futebol com participação de mais de 100 agentes penitenciários e funcionários do sistema prisional.
http://www.agencia.ac.gov.br/competicoes-celebram-o-dia-estadual-do-agente-penitenciario/

quinta-feira, 13 de julho de 2017

"Agentes de MS poderão adquirir arma de fogo de uso restrito"

Para defesa pessoal, agente penitenciário de MS poderá comprar e portar arma fora do horário de trabalho

Agente poderá comprar uma arma de fogo de uso restrito. Pedido deverá ser feito a Agepen e depois ao Exército e passará por uma série de análises



Por Anderson Viegas, G1 MS
 

Portaria da Agepen autoriza agentes penitenciários estaduais a comprarem e terem porte de arma para defesa pessoal (Foto: João Garrigó/Sejusp)Portaria da Agepen autoriza agentes penitenciários estaduais a comprarem e terem porte de arma para defesa pessoal (Foto: João Garrigó/Sejusp)
Portaria da Agepen autoriza agentes penitenciários estaduais a comprarem e terem porte de arma para defesa pessoal (Foto: João Garrigó/Sejusp)




Para defesa pessoal, agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul vão poder comprar e portar arma de fogo fora do horário de trabalho. A autorização foi concedida por meio portaria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), publicada na edição desta quinta-feira (13), do Diário Oficial do estado.
A portaria estabelece regras para que o agente possa comprar a arma, registrá-la e obter o porte. Para fazer a aquisição o interessado deverá fazer um requerimento a Agepen e apresentar uma série de documentos, que vão desde o comprovante de aptidão psicológica até certidões negativas criminais, além de fazer o recolhimento das taxas de autorização de compra de produtos controlados e de registro da arma de fogo.
O pedido passará então pelo crivo da Unidade de Recursos Humanos e da Corregedoria, que poderão vetá-lo ou aprová-lo, até chegar ao diretor-presidente do órgão, que emitirá o parecer final sobre o requerimento. Se aprovado, será remetido a 9ª região Militar do Exército, que também fará uma análise e poderá autorizar ou não a compra.
Se autorizada, o agente poderá, conforme estipulado pela Agepen, fazer a aquisição de uma arma de fogo de uso restrito, escolhendo entre três modelos: ponto 357 Magnum, ponto 40 S&W e ponto 45 ACP. A arma não será brasonada e nem terá o nome do órgão de vinculação do requerente. O porte da arma constará na própria carteira de identidade funcional do servidor.
Para adquirir a munição, na quantidade máxima de 50 cápsulas por ano, o agente também deverá encaminhar um outro requerimento a Agepen, com cópia do registro da arma e recolhimento da taxa de autorização de compra de produtos controlados.

A portaria estabelece que o agente penitenciário estadual que tiver sua arma de fogo perdida, roubada ou furtada somente poderá adquirir uma nova depois de ter sido comprovado, por meio de apuração, que não houve imperícia, imprudência, negligência ou qualquer indicio de envolvimento com crime.

Quando ocorrer uma recomendação médica ou ainda quando o agente cometer um crime doloso, sofrer condenação judicial, for exonerado ou demitido, o porte de arma de uso restrito será recolhido pela Agepen.

Fonte : g1.com

"DESABAFO E REVOLTA, DIANTE DA MORTE DO CRUZ BALA"

Bom dia a todos!!
Alguns me conhecem como Fábio do Gilberto de Ribeirão de São Domingos, mas venho aos Srs. Como cidadão Margaridense e principalmente como 2º Sgt da PMMG, lotado em Matipó/MG.
Na segunda-feira, dia 10/07/2017, havia trabalhado até 04h00min, e fui dormir quando fui acordado por minha esposa chorando falando da morte do Cb Marcos e do Vigilante Leonardo. Ao ligar o celular levei um choque; minha reação de imediato foi vestir a farda e ir pro local. Saí de casa com minha esposa chorando pedindo pra eu não ir e com minha filha de 02 anos assustada sem saber o que tava acontecendo. Aí eu lhes pergunto? Como que eu não iria?
Vim no meu carro próprio até Sta Margarida e ali me juntei com outros policiais para as buscas. Ao longo do dia, mais e mais viatura e policiais chegaram, até ter informação que os bandidos estavam no terreno da ex-prefeita Regina.
Em uma mata extremamente fechada, com pedreiras e paranbeiras altas, uma equipe de Manhuaçu conseguiu encontrar e prender 03 dos 04 bandidos. Além dos PM que prenderam os bandidos, a minha equipe com os policiais de Sta Margarida e Matipó fomos os primeiros a chegar onde os bandidos estavam para dar apoio à outra equipe.
Os bandidos ao perceberem que iriam ser presos deixaram para trás armas e materiais que carregavam. Estes bandidos estavam com 03 espingardas calibre 12, uma submetralhadora calibre .45 de fabricação americana, uma submetralhadora 9 mm de fabricação sueca, duas pistolas .380, uma  pistola .40 e mais um revólver 38 do vigilante Leonardo, e muita munição. Deixaram um saco com quase 92.000 reais, comida enlatada, e outros equipamentos.
Estes bandidos já possuíam diversas passagens e já foram presos várias vezes pela PM, mas devido às leis já estavam na rua. Muitos dos Srs. Devem estar se perguntando porque eles não foram mortos lá na mata??
Não foram mortos, porque por mais que nos doa e seja dificil, a PMMG é a melhor polícia do Brasil e segue as leis fracas que nós temos. Não é porque a PM de MG, tem medo, ou porque se fosse a PM de outros estados eles estariam mortos. Se fosse por medo, nem na mata entraríamos atrás de bandidos fortemente armados, que estavam se escondendo. Estes bandidos ao perceberem que iriam ser presos, gritaram e deitaram no chão gritando “perdemos, pelo amor de Deus não nos mata”. Se fosse para matar, eles seriam mortos deitados no chão.
Eles mereciam ser mortos? Acredito nisso com toda certeza!!! Mas depois teria perícia, avaliação da promotoria, juízes, corregedoria, julgamento da imprensa, DDHH, deputados esquerdistas defensores de bandidos, e etc... Aqueles policiais que os tivessem executados sem ter claramente um amparo legal, depois como ficariam? Seriam presos, julgados, indiciados? E as famílias que dependem destes policiais com ficariam? Fiquei no local até 19h00min depois fui escolhido junto com mais um Sargento, dois Tenentes e um Capitão para sermos encarregados de registrar o BO em Manhuaçu. Fui para Manhuaçu no meu carro e somente durante a ida que tive tempo de pensar e lamentar, foi quando chorei e muito. Voltei somente no outro dia, depois de 24 hs de empenho, sendo que tem Policiais que ficaram, mais do que eu.
E por falar em DDHH; não vi nenhuma manifestação da Deputada Maria do Rosário do PT, não vi nenhuma manifestação do Deputado Jean Willys do PSOL, não vi manifestação da OAB, não vi a ONU se manifestando em favor os mortos. Não vi programa o programa Esquenta da Regina Cazé da Globo, ou qualquer outro postar a #SOMOSTODOSVIGILANTELEOECBMARCOS. Se um certo padre esquerdista, estivesse ainda na igreja de Ribeirão ele teria passeata e abaixo assinado em favor dos mortos? Quando ladrão é tatuado na testa sai no Fantástico, e em todos os jornais. E quando o PM é baleado na testa; será que vai sair também?
Cadê a presença e o apoio dos políticos que mais tiraram votos em Sta Margarida/MG? Cadê os deputados Estaduais, BRAULIO BRAZ, TITO TORRES, TIAGO ULISSES, CELISE LAVIOLA, DURVAL ANGELO, JOÃO MAGALHÃES, DOUTOR WILSON BATISTA, NEILANDO PIMENTA e outros. Cadê os deputados federais:  TONINHO PINHEIRO, RENZO BRÁS, PADRE, GABRIEL GUIMARÃES, REGINALDO LOPES EUCLYDES PETTERSEN e MARIO HERINGER e os outros.
Ano que vem estes malditos urubus aparecem para pedir votos. Fazem reunião nas casas de alguns e comícios. Eu como eleitor de Ribeirão de São Domingos, peço encarecidamente que ano que vem me chamem para estas reuniões porque tenho  muita coisa pra falar.
Do Governador Fernando Pimentel e do Deputado Federal Subtenente Gonzaga que  esteve em Manhuaçu no enterro, eu vi apoio.
Porquê falar em política em uma hora dessas? Porque a culpa é dos políticos que não lutam para mudar as leis e nós eleitores somos os culpados. Porque temos um código penal de 1940 com leis atrasadas, porque temos um código de processo penal ineficiente benevolente, onde preso tem progressão de regime, saídas temporárias, auxilio reclusão, visita intima, saída de dia dos Pais (mesmo quando o preso matou o pai como o caso da Suzane Richtofen), porque as polícias prendem e tem que prender os mesmos criminosos várias vezes, que saem da cadeia e voltam a cometer crimes e matar pessoas de bem como o Cb Marcos e o Vigilante Leonardo. E este caso é um exemplo típico.
Ano que vem é ano de eleição de novo. Aí talvez se candidate o LULA do PT se até lá não estiver preso por corrupção, Aécio do PSDB se também não estiver preso por corrupção, a mulher invisível MARINA Silva e outros hipócritas. Todos lixos. Graças a LULA do PT que em 2006 acabou-se a prisão de usuários de drogas e o tráfico e o consumo de alastrou em Sta Margarida, Ribeirão de São Domingos e no BRASIL. Foi graças a LULA e seus amiguinhos que foram contra o povo que votaram contra o Estatuto do Desarmamento; foi que eles nos enfiaram goela a baixo o estatuto do desarmamento e dificultou ao máximo as pessoas de bem terem armas para defenderem suas famílias e suas propriedades. Mas as armas continuam nas mão dos bandidos. Nós como policiais cumpridores de leis infelizmente, morremos, sangramos e sofremos e neste caso específico, às vezes prendemos pessoas de bem que possuem armas irregulares mesmo contra nossa vontade pessoal, mas esse é nosso dever. E quero enfatizar ao Sr cidadão de bem, não se iluda com políticos especialmente velhacos como LULA, AÉCIO, e outros velhos conhecidos. São corruptos e não estão preocupados com a segurança do Prefeito, Vereador, Comerciante, Lavrador, Pedreiro, Vigilante ou Policial de Santa Margarida/MG, porque eles diferente de nós tem seguranças armados até os dentes. Porque estatuto do desarmamento para os outros é bom, e pra eles estão com segurança particular pago com nosso dinheiro. Qual a solução para a segurança pública na política?. Na verdade não há solução mágica e não há certezas. A opção menos pior mais viável no momento para melhoria da segurança é o Deputado Federal Jair Bolsonaro do PSC, que tem opiniões radicais contra os criminosos e em defesa da população de bem e que pretende se candidatar a Presidente em 2018 e por enquanto NÃO está envolvido em nada de corrupção. Diferente de LULA, AÉCIO, TEMER, DILMA e etc...
Depois da tragédia, aparecem vários especialistas em segurança pública. Agora faço-lhes a seguinte pergunta: QUE POLÍCIA VOCÊS QUEREM?
Isto porque alguns destes especialistas dizem que: “ o PM morreu porque foi bobo ao chegar na esquina”. Neste caso o PM está errado porque chegou perto.
E se os PM tivesse ficado longe lá na porta da igreja e deixado os bandidos irem embora os entendidos em segurança diriam: “ os PM são covardes porque não foram atrás e chegaram perto dos bandidos.”
Se os PM tivessem atirado e acertado um tiro nos reféns ou em outras pessoas próximas, os “especialistas” diriam: “ os PM são despreparados porque atiraram e por isso morreu gente inocente”
Em todas as opções parece que a PM está errada. Agora me lembro dum assalto no SICOOB de Ribeirão de São Domingos que a VP chegou 03 minutos após a saída dos bandidos e a população os VAIOU.  Que ironia e que hipocrisia!
Mas e o Vigilante Leonardo o que ele fez de errado. Ele estava errado de estar trabalhando?? Estava errado de ser segurança de banco que é atividade de risco? Quer dizer que quem tem atividade risco pode morrer? Digo que não.
Vocês sabiam que a PM é o primeiro órgão de defesa do cidadão de bem, e o único de segurança estadual que está em todos os municípios e dezenas de distritos mineiros. Mas não é somente a PM que está envolvida na defesa social, logo após temo a Policia Civil para fazer as investigações e inquéritos, o Ministério Publico que processa os criminosos, em seguida o Poder Judiciário que julga e por fim o Sistema Penitenciário que prende. Contudo, tudo começa com a PM que tem que pegar o “touro pelo chifre”. Depois do fato que acontece em frações de segundos, em situação de stress e risco, outros órgãos e pessoas vir julgar e condenar o PM,  estando essas pessoas sentados numa sala com ar condicionado ou porque viu no facebook, é muito fácil. Filmar o PM abordando, multando ou dando tapa num vagabundo e pôr no face e postar no whatsapp também é muito  fácil. Porque então você não filma o traficante de meia tigela da sua rua, ou o motoqueiro safado que gosta de empinar moto de uma roda? etc..
Porque todos são culpados! A família, o pai e a mãe que não educou, a sociedade que não deu exemplo, as igrejas que não conseguiram cativar, as escolas que não conseguiram instruir, a midía que não foi imparcial e as leis que não foram capazes de amedrontar, são os culpados de termos tantos criminosos. A PM lida com a consequência, mas a causa não da criminalidade é outra.
Falando em PM, você sabia que a PM de MG, é eleita por pesquisas quase que anualmente a melhor POLICIA MILITAR DO BRASIL pela população. Que a PM de MG, foi que criou o plano de segurança dos estádios da Copa de 2014 do Brasil. Grande parte da PMMG é feita de policiais com curso superior.
Você pode reclamar da PMMG de ter sido multado, abordado, preso, e até de terem usado de força contra um preso, mas você já viu e presenciou um PM de MG pedir propina? De estar envolvido em corrupção, de ser desonesto? Que pode haver sim, casos pontuais, mas que são imediatamente reprimidos e investigados pois aqui em MG, isto não é tolerado. Porque em MG, representamos os mineiros e suas famílias. Nós policiais, também somos pessoas, temos histórias, criação e valores das nossa famílias. Somos honestos porque tivemos exemplos em casa.  Assim foi na casa do 2 SGT FABIO, filho do GILBERTO, com o CB GILCINEI filho do Vicente, com o SD Michel filho do João Cunha, com o SD OSVALDO filho do Brás e com o SD ROMILTON filho Batista e com a SD Rosimeire filha do Daniel, todos nós criados em Ribeirão de São Domingos onde o CB MARCOS trabalhava. Não nos generalize e não nos compare com as polícias e as atitudes de policiais que cometem crimes.
Assim também era com o CB MARCOS MARQUES DA SILVA filho Orlando de Manhuaçu e também era o Vigilante LEONARDO JOSÉ MENDES filho do Edson.
Vocês não tem noção do que é ser Policial no Brasil. O quanto somos cobrados, criticados e massacrados. Como que nos falta equipamentos bons, salário bom, viaturas boas, recursos próprios do ESTADO, estrutura de quartel, armamentos suficiente, efetivo e amparo legal para atuar.
Você sabia que estas abordagens diárias de veículos a carros e motos são ordens que recebemos para tentar frear e diminuir os roubos? Vocês sabiam que chegamos ao absurdo de termos que almoçar sozinho, enquanto o outro PM fica sozinho na área comercial vigiando os comércios. Estando com dois PM não foi suficiente, imagina sozinho. Realmente o efetivo de Santa Margarida e Ribeirão e das cidades do interior é pequeno, mas ninguém, mais que nós PM sentimos isso. Sentimos isso ao ter que dobrar de serviço, ter que trabalhar na folga, não ter reforço quando precisamos e ter que enfrentar bandidos estando em menor número. Mas nós não morremos só em assaltos, morremos em acidentes de viatura, somos atropelados por carros ou trens, somos esfaqueados por drogados ou por pessoas fora de controle. Ficamos com depressão em muito maior frequência que os demais trabalhadores, podemos ser infectados por pessoas doentes presas ou socorridas.
Por fim dois homens de bem, dois homens de famílias que deixaram uma história e morreram protegendo pessoas desconhecidas e muitas que nem merecem. Dois heróis que sangraram em defesa da sociedade mineira. Quando um Policial é atingido não é só uma pessoa, mas também toda a sociedade que é atingida. E no fim tenho que admitir que percebi que população Margaridense morreu um pouco na segunda feira.
Que não nos esqueçamos do CB MARCOS, e agora promovido pós-morte a 3º SGT MARCOS e do VIGILANTE LEONARDO. Mais do que nunca que suas mortes não sejam em vão em defesa da sociedade mineira, que você cidadão tenha uma postura diferente com os policiais e pessoas a área da segurança de agora em diante.
Por fim quero ler aos Srs, o juramento da PMMG que é lido durante as formaturas nos cursos da PM. Que exemplifica a dificuldade e a complexidade da nossa missão:
“Ao ser  declarado (a) Policial Militar de Minas Gerais, sobre os princípios da hierarquia e da disciplina, assumo o compromisso:
de executar as atribuições que me competem na promoção da paz social; cumprir rigorosamente a ordens das autoridades a quem estiver subordinado; assegurar a dignidade humana, as liberdades e direitos fundamentais; servindo a sociedade, em toda sua diversidade: com respeito e participação, com ética e transparência, com coragem e justiça, e dedicar-me inteiramente ao serviço Policial Militar, mesmo com o sacrifício da própria vida.”